Deputado Sidney Leite visita o Alto Solimões para atender projetos e demandas

 

 

Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, na mesorregião do Alto Solimões, foram o foco das visitas do deputado estadual Sidney Leite (PSD), que seguiram dos últimos dias 15 a 18 de maio, diante de demandas extremas na questão de infraestrutura, saúde, segurança e saneamento básico nos referidos municípios. Não é por acaso que o parlamentar se comprometeu, inclusive, em viabilizar projetos de fomentos e até recursos.

Reunindo-se com as mais diversas lideranças, Leite ouviu de vereadores a professores, de radialistas a representantes dos sindicatos e o povo que convive com a realidade local.

O deputado firmou então parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), no Município de Tabatinga (a 1.111 km de Manaus). Junto ao coordenador do DSEI, Weydson Pereira, ele vai contribuir com projetos de fomento à agricultura, piscicultura, sustentabilidade e, principalmente, a questão do saneamento básico, que é um dos maiores problemas enfrentado pelos indígenas. Hoje, o DSEI atende sete etnias, com 68.430 indígenas, que moram em 235 aldeias ao longo do Alto Solimões.

Também em Tabatinga, o deputado Sidney Leite anunciou a viabilização de R$ 500mil para a construção de centro poliesportivo para toda a família no município, uma demanda antiga.

Já no Município de Benjamin Constant (a 1.119 km de Manaus), o parlamentar foi abordado pelo morador daquele município, o antropólogo Walter Júnior, que externou a angústia da situação por qual passa Benjamin. “Hoje, Benjamin Constant está abandonado. Precisamos saber quais os projetos que o deputado tem para a nossa cidade e de que forma ele pode nos ajudar. A situação está lamentável”, declarou.

Foi também o caso do produtor rural e membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabatinga, Luiz Antônio de Azevedo, que destacou o problema com a falta de energia elétrica que é interrompida nas comunidades e causa prejuízos aos produtores.

Para isso, o deputado Sidney Leite revelou que Tabatinga será contemplada com uma nova usina de energia, com capacidade superior a atual e modelo terceirizado. Destacou, ainda, sobre a necessidade de viabilizar uma atividade econômica rentável para a população. “O Brasil é um exemplo de produção e produtividade. Nos últimos 40 anos, os Estados Unidos duplicou a produtividade dele com tecnologia no campo. O Brasil quadriplicou, nós somos um exemplo de produção no campo, na produção de gado, na avicultura. O Amazonas é o 5º maior produtor de ovos do País”, enfatizou.

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Por ocasião da grande demanda no setor de saúde, como o próprio parlamentar averiguou visitando o Hospital de Guarnição do Exército de Tabatinga, que se encontra sobrecarregado, onde 92% dos atendimentos são feitos aos estrangeiros e brasileiros e muitas obras do hospital estão paralisadas por falta de recursos, o deputado estadual Sidney Leite alertou que não se pode mais trabalhar o modelo de saúde ou mesmo segurança, que se trabalha hoje. “Vamos pressionar o Governo Federal no sentido de rediscutir o papel das forças armadas, com relação às fronteiras. Temos que ter uma política nacional de fronteiras. O Amazonas, infelizmente, virou uma rota de tráfico internacional de drogas, que se torna um desafio porque 80% da violência do Estado do Amazonas tem como base a droga”, frisou.

Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas, o parlamentar realizou também visita à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tabatinga, e conversou com os acadêmicos, no sentido de esclarecer a importância do papel político, necessidade de ampliar e melhorar a Universidade. “Temos que ter esse debate permanente, a negação do processo político é dizer o seguinte: Uma meia dúzia vai tomar conta do meu futuro e isso não pode acontecer, este é o local apropriado, para que possa fazer a discussão, propor soluções e está presente nesse processo”, disse.

Em Atalaia do Norte (a 1136km de Manaus), o deputado foi recepcionado pelo vice-prefeito do município, Deisimar Freitas, que também aproveitou a oportunidade para expor assuntos referentes à cidade e demandas local.

Deixe um comentário

Fechar Menu